Buscar Menu

Clima médio de Islândia

O clima de Islândia tem uma temperatura média anual de 4°C. Ao longo do ano, a temperatura média mensal pode cair para -2°C e subir para 12°C.

Anualmente, caem cerca de 1423 mm de chuva. Isso dá uma boa visão geral de quanta chuva se pode esperar em Islândia. Além disso, caem cerca de 214 cm de neve por ano.

O clima de Islândia
  • Temperatura média anual: 4°C
  • Temperatura mais alta: 12°C em Julho
  • Temperatura mais baixa: -2°C em Janeiro, Fevereiro e Dezembro
  • Precipitação: 1423 mm por ano, em média 119 mm por mês
  • Meses mais secos: 77 mm em Julho, 80 mm em Maio e 82 mm em Junho
  • Meses mais úmidos: 208 mm em Setembro, 158 mm em Março e 152 mm em Outubro
  • Queda de neve: 214 cm por ano

Tabela climática Islândia

A tabela climática de Islândia mostra as temperaturas médias, a precipitação, a queda de neve e o índice UV por mês.

  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Temperatura diurna (°C) -2 -2 -1 2 5 10 12 11 7 3 0 -2
Temperatura noturna (°C) -9 -8 -8 -4 -1 3 5 4 2 -2 -5 -8
Precipitação (mm) 125 123 158 91 80 82 77 94 208 152 121 112
Queda de neve (cm) 35 30 28 11 9,8 3,4 1,1 1,1 11 20 26 38
Índice UV 0 1 3 4 5 4 4 4 2 1 0 0

Temperatura por mês em Islândia

Este gráfico mostra as temperaturas máximas médias em graus Celsius para cada mês em Islândia

Temperatura por mês em Islândia

Precipitação por mês em Islândia

Este gráfico mostra a precipitação média mensal em milímetros em Islândia.

Precipitação por mês em Islândia

Queda de neve por mês em Islândia

Este gráfico mostra a queda de neve média em centímetros por mês em Islândia.

Queda de neve por mês em Islândia

Índice UV por mês em Islândia

Este gráfico mostra o índice UV médio por mês em Islândia.

Índice UV por mês em Islândia

Temperatura anual em Islândia

Este gráfico mostra a temperatura média anual em Islândia, indicada em graus Celsius.

Temperatura anual por ano em Islândia

Precipitação anual total em Islândia

Este gráfico mostra a precipitação média anual em milímetros que cai em Islândia.

Precipitação por ano em Islândia

Queda de neve por ano em Islândia

Este gráfico mostra a queda de neve média anual em Islândia, medida em centímetros.

Queda de neve por ano em Islândia

Mais informações climáticas sobre Islândia

Islândia tem um dos climas mais distintos e diversificados do mundo. Localizada no Atlântico Norte, ao sul do Círculo Ártico, a Islândia tem um clima marítimo temperado influenciado pela Corrente do Golfo. Isto significa que, embora localizado no norte, o país não costuma sentir o frio severo como outras regiões árticas.

É difícil prever o clima, já que o clima islandês é altamente imprevisível e sujeito a mudanças abruptas. Isto se deve em parte ao fato de que o país se encontra à beira do Círculo Polar Ártico, onde está sujeito tanto às massas de ar polar quanto tropical. Como resultado, o clima islandês muitas vezes muda de um extremo para outro em poucas horas.

Islândia é abençoada com água quente e ar quente graças à Corrente do Golfo, uma corrente oceânica quente que migra dos trópicos para os pólos. Como resultado, a temperatura do país é consideravelmente mais amena do que em outras áreas na mesma latitude.

Primavera, verão, outono e inverno são as quatro estações distintas da Islândia. Ao planejar um feriado para o país, é vital estar preparado para tudo, pois cada estação tem seus próprios padrões climáticos e ambiente.

Primavera

Como o país emerge da escuridão e do frio do inverno, a primavera é um período de transformação na Islândia. Nesta época do ano, as temperaturas são frias, flutuando entre 0 e 10 graus Celsius. Dias ensolarados podem alternar com chuva e chuvas de neve, e o tempo pode ser bastante imprevisível.

Verão

O verão na Islândia é a estação mais quente e agradável. Tem os dias mais longos e a luz solar mais contínua do ano, com temperaturas que variam de 10 a 20 graus Celsius. O fenômeno do "sol da meia-noite", onde o sol nunca se põe completamente e há até 20 horas de sol por dia, é famoso por ocorrer na Islândia durante todo o verão. Portanto, se você quer aproveitar a beleza natural da Islândia e se envolver em atividades ao ar livre, o verão é a estação ideal para ir até lá.

Outono

Islândia experimenta mudanças no outono à medida que as folhas começam a descolorir e os dias ficam mais curtos. Nesta época do ano, as temperaturas geralmente variam de 5 a 15 graus Celsius, com dias frios e frios e chuvas esporádicas ou nevadas. Se você quer ver as Luzes do Norte, o outono é uma grande estação para ir à Islândia, pois as noites mais longas e escuras são ideais para este fenômeno.

Inverno

Inverno na Islândia é frio e sombrio, com baixas de cerca de -5 a 5 graus Celsius. Não é raro que o país inteiro esteja coberto por uma camada de neve. Neve e gelo também são comuns. Mesmo quando está frio lá fora, o ambiente prístino da Islândia é lindo no inverno porque está coberto por uma camada de neve. O inverno é uma ótima época para vir se você quiser ver as Luzes do Norte, pois elas são muito mais perceptíveis.

O clima nas muitas regiões da Islândia

O clima da Islândia é geralmente uniforme em todo o país, mas há ligeiras diferenças regionais. Por exemplo, as partes sul e oeste do país tendem a ter clima mais quente e úmido do que as partes mais frias e secas do norte e leste.

Reykjavik, a capital do país, está localizada no sudoeste do país e tem temperaturas moderadas em comparação com outras regiões. A Corrente do Golfo afeta a cidade, o que ajuda a manter temperaturas agradáveis no inverno. A temperatura média de Reykjavik no inverno é de cerca de 2 graus Celsius, enquanto o máximo de verão é de 16 graus Celsius.

Em contraste, as partes norte e leste do país, incluindo Akureyri e Egilsstadir, são conhecidas por seus invernos frios e secos e verões frios. Essas áreas geralmente têm temperaturas de inverno de cerca de -5 graus Celsius e temperaturas de verão de até 10 graus Celsius. Ventos fortes e dias claros e brilhantes também são mais comuns nestas áreas.

Em resumo, a Islândia tem um clima muito diferente e variável, com cada estação tendo seus próprios padrões e condições meteorológicas. Sua proximidade com o Atlântico Norte e a influência da Corrente do Golfo significam que as temperaturas diminuem, embora o clima ainda possa ser bastante errático. A Islândia é um local bonito e único que provavelmente surpreenderá os visitantes, quer você vá lá durante os dias quentes e gloriosos do verão ou nas noites frias e escuras do inverno.

Melhor época para viajar para Islândia

Julho e agosto, que são os meses mais quentes da Islândia, têm sido tradicionalmente os meses mais preferidos pelos turistas para visitar o país. E como a luz do dia é contínua em junho, há quase tantos turistas quanto durante o pico do verão. No entanto, durante esta época do ano, o mau tempo, como chuvas fortes e ventos fortes, pode e ocorre. Devido ao clima imprevisível da ilha, não é raro que um único dia tenha elementos de todas as quatro estações do ano.

Considerando que o clima da Islândia pode manter uma temperatura confortável até a primeira semana de outubro, viajar para lá em setembro pode ser a melhor opção. Maio também apresenta mais horas de luz do dia, tornando-a ideal para excursões ao ar livre, e temperaturas mais amenas. No entanto, esta pode não ser a melhor época para visitar se você estiver interessado em visitar algumas das colinas e fiordes mais distantes, uma vez que algumas estradas ainda estão bloqueadas, pois elas descongelam da cobertura de neve que tinham sobre elas durante o inverno.

A melhor época do ano para fazer caminhadas na Islândia é durante o verão, pois esta é a única estação em que todas as estradas de montanha são transitáveis e a maioria dos caminhos mais conhecidos do país estão disponíveis.

Quando é a melhor época para se ver baleias na Islândia?

Os meses de junho e julho são ideais para a observação de baleias na Islândia. O norte da Islândia tem uma temporada mais longa para ver corcundas, martas e golfinhos, que cruzam o Atlântico de maio a agosto; alguns poucos corcundas ficam até o final do ano. Baleias azuis também viajam durante o verão.

Baleias-anãs e golfinhos podem ser vistos perto de Reykjavik durante os meses de verão, enquanto orcas se concentram na Islândia Ocidental ao redor da península de Snaefellsnes na primeira parte do ano.

Quando é a melhor época para visitar as fontes termais?

Os banhos de água quente na Islândia são uma parte importante da cultura islandesa, proporcionando vantagens sociais e de bem-estar. As piscinas públicas em Reykjavik estão disponíveis o ano todo. Visite-as em setembro ou na primeira quinzena de outubro, enquanto ainda são acessíveis por estrada de montanha, mas o número de turistas tem diminuído muito.

Ao visitar a Lagoa Azul, o spa geotérmico mais conhecido do mundo, os visitantes encontrarão menos multidões indo para fora das estações.

Experiências com o clima em Islândia

O clima em Islândia tem uma classificação média de 3,4 de 5 estrelas por 10 visitantes.

Escreva sua própria avaliação

Experiência com o clima: Bom

Alguns momentos de sol forte foram intercalados com períodos de frio e chuva. As temperaturas ficaram em torno de 10 graus Celsius, ideais para caminhar ou andar de bicicleta.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Bom

As quase 24 horas de luz do dia foram fantásticas, mas as temperaturas não foram para todos. Há vento forte e chuva. Certifique-se de usar roupas adequadas.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Bom

Estava frio, mas suportável, a temperatura estava em torno de zero. Um céu azul claro pontuado por uma inesperada queda de neve tornou minha viagem realmente aventureira. Várias camadas de roupas eram obrigatórias.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Moderado

Frio, neve e gelo eram a regra, com longos dias escuros. Na parte norte, pode ser muito frio, com temperaturas que chegam a -5 graus Celsius. Mas a beleza natural da paisagem de inverno compensa muito.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Ruim

Esteja preparado para dias curtos e noites geladas. Embora seja bonito, não é recomendado para pessoas que não suportam condições climáticas muito frias.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Bom

Houve muitos dias ensolarados com temperaturas agradáveis. Ocasionalmente choveu, mas não muito. Boa mudança de clima!— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Bom

A chuva ocasional fazia parte do evento e dava personalidade à nossa festa e criava lindos arco-íris.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Moderado

Fevereiro na Islândia é frio, com temperaturas abaixo de zero. Havia muita neve e vento, o que dificultou a viagem em alguns momentos. Mas a chance de ver as luzes do norte fez com que tudo valesse a pena. Esteja preparado para um clima imprevisível.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Moderado

Embora o frio intenso e a queda regular de neve tenham sido desafiadores, as belas luzes do norte eram de tirar o fôlego. Recomendado para almas aventureiras e não para aqueles que buscam conforto.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Experiência com o clima: Moderado

Embora tenha havido algumas horas de sol, ele se alternou com chuva e vento. A temperatura estava fria. A paisagem era linda, independentemente do clima.— Este texto foi traduzido automaticamente para o português

Você já esteve em Islândia?

Compartilhe suas experiências com o clima em Islândia.

Seu e-mail não aparecerá na revisão e não será compartilhado com terceiros.

O clima médio em Islândia por mês

Clique em um mês abaixo e veja em detalhes como normalmente é o clima em Islândia e o que você pode esperar. Com base nos dados históricos do clima de Islândia, você pode ver a temperatura média, precipitação, vento e índice UV para cada dia do mês.