Buscar Menu

Clima médio de África do Sul

O clima de África do Sul tem uma temperatura média anual de 28°C. Ao longo do ano, a temperatura média mensal pode cair para 19°C e subir para 35°C.

Anualmente, caem cerca de 239 mm de chuva. Isso dá uma boa visão geral de quanta chuva se pode esperar em África do Sul.

O clima de África do Sul
  • Temperatura média anual: 28°C
  • Temperatura mais alta: 35°C em Janeiro
  • Temperatura mais baixa: 19°C em Junho e Julho
  • Precipitação: 239 mm por ano, em média 20 mm por mês
  • Meses mais secos: 5,9 mm em Julho, 6,6 mm em Agosto e 9,5 mm em Junho
  • Meses mais úmidos: 43 mm em Janeiro, 31 mm em Março e 30 mm em Dezembro

Tabela climática África do Sul

A tabela climática de África do Sul mostra as temperaturas médias, a precipitação e o índice UV por mês.

  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Temperatura diurna (°C) 35 33 31 26 23 19 19 21 26 29 31 34
Temperatura noturna (°C) 19 19 17 12 8 4 4 5 9 13 15 17
Precipitação (mm) 43 28 31 28 17 9,5 5,9 6,6 12 11 17 30
Índice UV 10 10 9 8 6 6 6 7 9 10 10 10

Temperatura por mês em África do Sul

Este gráfico mostra as temperaturas máximas médias em graus Celsius para cada mês em África do Sul

Temperatura por mês em África do Sul

Precipitação por mês em África do Sul

Este gráfico mostra a precipitação média mensal em milímetros em África do Sul.

Precipitação por mês em África do Sul

Índice UV por mês em África do Sul

Este gráfico mostra o índice UV médio por mês em África do Sul.

Índice UV por mês em África do Sul

Temperatura anual em África do Sul

Este gráfico mostra a temperatura média anual em África do Sul, indicada em graus Celsius.

Temperatura anual por ano em África do Sul

Precipitação anual total em África do Sul

Este gráfico mostra a precipitação média anual em milímetros que cai em África do Sul.

Precipitação por ano em África do Sul

Mais informações climáticas sobre África do Sul

Por causa de seu tamanho e localização perto da ponta mais ao sul da África, a África do Sul tem uma ampla faixa de temperatura durante todo o ano. O clima é subtropical, ou seja, quente a quente durante todo o ano, com apenas breves períodos de frio no inverno. A temperatura típica na África do Sul varia de cerca de 15 a 20 graus Celsius, dependendo da região e da época do ano.

Primavera (setembro a novembro)

Entre os extremos do calor do verão e do frio do inverno, a África do Sul tem uma primavera curta, de setembro a novembro. Durante este tempo, as temperaturas geralmente estão entre 15 e 20 graus Celsius, mas isto pode variar de área para área.

Durante esta época do ano, tempestades e outros tipos de mau tempo são mais comuns e intensos em todo o país.

Verão (dezembro a fevereiro)

Verão na África do Sul atinge picos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As temperaturas geralmente variam de meados dos anos 20 a meados dos anos 30 durante este período, mas nas áreas do norte e do interior elas podem ir muito mais altas.

Nesta época do ano, os níveis de umidade aumentam em todo o país, tornando o já desagradável calor muito pior.

Queda (Março a Maio)

A temporada de outono da África do Sul, abrangendo os meses de março a maio, é um período de transição entre o verão abrasador do país e o inverno frio. Nesta época do ano, as temperaturas geralmente estão entre 15 e 20 graus Celsius.

Nesta época do ano, a precipitação aumenta no país, o que pode levar a um aumento na frequência e intensidade das tempestades e outras formas de clima extremo.

Inverno (junho a agosto)

O inverno sul-africano (junho-agosto) é o período em que as temperaturas caem mais. Normalmente as temperaturas nesta época do ano estão entre 10 e 15 graus Celsius, mas em algumas regiões elas podem ser consideravelmente mais baixas, especialmente em altitudes mais altas.

Parte do país pode ver temperaturas abaixo de zero e talvez neve devido a frentes frias que avançam do Atlântico Sul.

Variações climáticas por região

O clima na África do Sul varia de área para área, e as muitas regiões do país têm todas seu próprio caráter. O Cabo Ocidental, por exemplo, tem um clima mediterrâneo, tornando os invernos quentes e úmidos e os verões extremamente quentes e secos.

Áreas do leste como KwaZulu-Natal e o Cabo Oriental têm um clima subtropical com verões quentes e úmidos e invernos moderados e secos. As províncias do norte de Limpopo e Mpumalanga têm o mesmo clima quente e seco que o resto do país.

Melhor época para viajar para África do Sul

Como um destino turístico, a África do Sul tem muito a oferecer, desde belas paisagens naturais e parques nacionais até cidades agitadas e atrações culturais interessantes. Há muita variedade e atividade neste país, então escolher o momento certo para visitar pode ser um desafio.

Os meses de setembro a abril, as estações de primavera e verão da África do Sul, são muitas vezes considerados a melhor época para visitar o país. O clima é ameno e seco, perfeito para excursões ao ar livre, como safáris, caminhadas e viagens à praia. A temperatura média está entre a baixa e média dos 20s, com ocasionais ondas de calor até a alta dos 30s.

África do Sul é um país enorme com uma grande variedade de climas, portanto o tempo ideal para viajar para lá varia de região para região.

Cidade do Cabo Ocidental, no Cabo Ocidental, tem invernos chuvosos e verões secos, típicos do clima mediterrâneo. Novembro a março é verão nesta parte do mundo, com clima agradável e ensolarado e temperaturas médias de 25 a 28 graus Celsius.

Enquanto o oeste experimenta invernos frios e úmidos e verões quentes e úmidos, o leste, lar do Parque Nacional Kruger e das Montanhas Drakensberg, tem um clima subtropical. As temperaturas oscilam entre 20-22 graus Celsius de maio a agosto, tornando esta a estação ideal para explorar a região.

Quando viajar para a África do Sul é determinado, em última análise, pelos seus interesses e preferências pessoais. A primavera e o verão são ideais se você quiser fazer safári e outras atividades ao ar livre, enquanto o inverno é preferível se você quiser escapar do calor e das multidões. Visitar a África do Sul será, sem dúvida, um dos destaques da sua vida.

Experiências com o clima em África do Sul

Você já esteve em África do Sul?

Compartilhe suas experiências com o clima em África do Sul.

Seu e-mail não aparecerá na revisão e não será compartilhado com terceiros.

O clima médio em África do Sul por mês

Clique em um mês abaixo e veja em detalhes como normalmente é o clima em África do Sul e o que você pode esperar. Com base nos dados históricos do clima de África do Sul, você pode ver a temperatura média, precipitação, vento e índice UV para cada dia do mês.