Buscar Menu

Clima médio de Espanha

O clima de Espanha tem uma temperatura média anual de 22°C. Ao longo do ano, a temperatura média mensal pode cair para 11°C e subir para 35°C.

Anualmente, caem cerca de 483 mm de chuva. Isso dá uma boa visão geral de quanta chuva se pode esperar em Espanha. Além disso, caem cerca de 4,6 cm de neve por ano.

O clima de Espanha
  • Temperatura média anual: 22°C
  • Temperatura mais alta: 35°C em Julho
  • Temperatura mais baixa: 11°C em Janeiro
  • Precipitação: 483 mm por ano, em média 40 mm por mês
  • Meses mais secos: 11 mm em Julho, 16 mm em Agosto e 21 mm em Junho
  • Meses mais úmidos: 70 mm em Outubro, 61 mm em Abril e 58 mm em Novembro
  • Queda de neve: 4,6 cm por ano

Tabela climática Espanha

A tabela climática de Espanha mostra as temperaturas médias, a precipitação, a queda de neve e o índice UV por mês.

  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Temperatura diurna (°C) 11 13 16 20 25 30 35 34 28 22 16 13
Temperatura noturna (°C) 2 4 5 8 12 17 20 20 16 12 6 4
Precipitação (mm) 35 35 53 61 35 21 11 16 44 70 58 44
Queda de neve (cm) 4,0 0,2 0,3 0,1 0 0 0 0 0 0 0 0
Índice UV 4 5 7 8 8 9 9 8 7 6 4 4

Temperatura por mês em Espanha

Este gráfico mostra as temperaturas máximas médias em graus Celsius para cada mês em Espanha

Temperatura por mês em Espanha

Precipitação por mês em Espanha

Este gráfico mostra a precipitação média mensal em milímetros em Espanha.

Precipitação por mês em Espanha

Queda de neve por mês em Espanha

Este gráfico mostra a queda de neve média em centímetros por mês em Espanha.

Queda de neve por mês em Espanha

Índice UV por mês em Espanha

Este gráfico mostra o índice UV médio por mês em Espanha.

Índice UV por mês em Espanha

Temperatura anual em Espanha

Este gráfico mostra a temperatura média anual em Espanha, indicada em graus Celsius.

Temperatura anual por ano em Espanha

Precipitação anual total em Espanha

Este gráfico mostra a precipitação média anual em milímetros que cai em Espanha.

Precipitação por ano em Espanha

Queda de neve por ano em Espanha

Este gráfico mostra a queda de neve média anual em Espanha, medida em centímetros.

Queda de neve por ano em Espanha

Mais informações climáticas sobre Espanha

A Espanha tem um clima variado devido ao seu vasto tamanho e topografia variada. Devido ao seu clima mediterrâneo, o país tem verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. O tempo varia não só por localização, mas também por estação do ano.

Diferenças regionais

A maior parte da Espanha tem um clima mediterrâneo, com algumas notáveis exceções. Uma das zonas climáticas mais notáveis da Espanha é o platô central, que cobre grande parte do interior. Esta área tem um clima continental, o que significa que os verões são quentes e os invernos são frios.

No inverno pode ficar tão frio quanto -10 graus Celsius, enquanto no verão pode ficar tão quente quanto 40 graus Celsius. Com diferenças notáveis entre as temperaturas diurnas e noturnas, a área é conhecida por suas variações extremas de temperatura.

Litoral mediterrâneo

A costa do Mediterrâneo, que forma as fronteiras leste e sul da Espanha, é outra região climática importante. Com invernos suaves e chuvosos e verões quentes e secos, o clima nesta área é tipicamente mediterrâneo.

No verão, as máximas estão entre 25 e 30 graus Celsius, enquanto as mínimas no inverno estão entre 10 e 15 graus Celsius. Devido aos longos e quentes verões e invernos amenos, esta região é conhecida por suas praias e banhos de sol.

O Norte da Espanha

No norte da Espanha, onde o clima é mais ameno, estão a Galiza e o País Basco. Estas áreas têm clima ameno e confiável durante todo o ano graças ao Oceano Atlântico.

No verão, os máximos estão entre 20 e 25 graus Celsius, enquanto os mínimos no inverno estão entre 5 e 10 graus Celsius. As paisagens verdejantes e as chuvas abundantes tornam esta área popular entre os amantes do ar livre e da natureza.

As Ilhas Canárias

Um clima subtropical finalmente pode ser encontrado nas Ilhas Canárias, que ficam ao largo da costa da África. Estas ilhas experimentam um calor constante durante todo o ano graças à sua temperatura média de 25 a 30 graus Celsius. As ilhas são populares entre os viajantes que procuram uma localização quente e tropical, pois o clima é sempre agradável e ensolarado.

Lente na Espanha

Na Espanha, a primavera dura de março a maio, e o clima é normalmente agradável com poucos dias de chuva. Enquanto está entre 15 e 20 graus no centro e no sul, a temperatura média no norte está entre 10 e 15 graus. Como ainda não é estação alta, não há muitos turistas e o clima na Espanha é geralmente agradável, tornando-o um bom lugar para se viajar.

Verão na Espanha

Verões espanhóis são tipicamente quentes e secos de junho a agosto, com temperaturas médias no sul e centro do país de 25 a 30 graus. No norte, as temperaturas são ligeiramente mais frias, entre 20 e 25 graus.

A Espanha está mais movimentada nesta época do ano, já que muitos visitantes vêm para aproveitar as praias e outras atrações do país. Mas como pode ficar bastante quente, beba muita água e limite seu tempo fora durante as horas mais quentes do dia.

Outono na Espanha

No outono na Espanha, que dura de setembro a novembro, o tempo começa a esfriar. Enquanto as temperaturas no norte estão entre 10 e 15 graus, no centro e no sul estão entre 15 e 20 graus, respectivamente. A Espanha é um bom lugar para se viajar nesta época do ano, pois há menos pessoas e o clima é geralmente agradável.

Inverno na Espanha

Inverno na Espanha costuma durar de dezembro a fevereiro e é ameno e chuvoso. A temperatura média nas regiões central e sul do país está entre 10 e 15 graus Celsius, embora ocasionalmente possa ficar mais quente.

Temperaturas na Galiza e no País Basco, que ficam mais ao norte e tendem a ser mais quentes, flutuam entre 5 e 10 graus Celsius em média. A neve não cai frequentemente na maior parte do país, mas a neve pode cair em altitudes mais elevadas e nas montanhas.

Melhor época para viajar para Espanha

Como a Espanha é um grande país com condições climáticas diferentes, o período em que você está aqui certamente influenciará no tipo de férias que você terá. Geralmente, a primavera (março a maio) ou o outono (setembro a novembro) são considerados a melhor época para visitar a Espanha.

Durante este tempo você tem ótimo clima, menos multidões, bons preços e muitas coisas para fazer! E como esses períodos são fora de temporada, a acomodação é geralmente mais barata, os restaurantes não estão lotados e você não precisa passar metade do dia fazendo fila para a próxima atração.

Julho e agosto são alta temporada na Espanha

A alta temporada na Espanha é durante os ensolarados meses de verão. Julho e agosto são os mais úmidos, mais movimentados e mais caros nas áreas costeiras, e os menos lotados, mas desconfortavelmente quentes e poeirentos do interior.

É melhor visitar as praias no final da primavera/princípios do verão (maio ou início de junho) ou no final do verão (agosto a setembro, até mesmo outubro) para evitar o calor extremo.

A Espanha pode ser terrivelmente quente no verão, os invernos podem ser muito frios no interior (e muito chuvoso na costa), e a primavera e o outono podem ser surpreendentemente frios.

Entretanto, não importa quando você visitar a Espanha, você não ficará desapontado. Há uma ótima comida durante todo o ano, museus incríveis e uma cultura na qual vale a pena mergulhar.

Experiências com o clima em Espanha

Você já esteve em Espanha?

Compartilhe suas experiências com o clima em Espanha.

Seu e-mail não aparecerá na revisão e não será compartilhado com terceiros.

O clima médio em Espanha por mês

Clique em um mês abaixo e veja em detalhes como normalmente é o clima em Espanha e o que você pode esperar. Com base nos dados históricos do clima de Espanha, você pode ver a temperatura média, precipitação, vento e índice UV para cada dia do mês.

Ilhas na Espanha